A metodologia experimental nos estudos sobre pressuposição
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44974Palavras-chave:
Pressuposição, Linguística Experimental, Semântica, Pragmática.Resumo
Esse artigo pretende mostrar como a metodologia experimental tem contribuído para a compreensão da pressuposição.Nos últimos dez anos, tem havido um crescente interesse dos pesquisadores das áreas de semântica e pragmática em buscar dados empíricos que ajudem a compreender de que maneira descrições abstratas do conhecimento linguístico se relacionam a processos cognitivos na compreensão da linguagem. No entanto, essa virada experimental, sobretudo nos estudos sobre pressuposição, ainda não chegou de maneira consistente às pesquisas brasileiras sobre o tema, de modo que o Português Brasileiro (PB) ainda segue inexplorado. Nosso objetivo é apresentar – mesmo que não de forma exaustiva – estudos que se valem das ferramentas da psicolinguística experimental, a fim não só de evidenciar os avanços dessa nova abordagem, como também incentivar o desenvolvimento da pesquisa experimental sobre o PB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.