O ensino de língua inglesa na contemporaneidade: análise de unidades de livros didáticos de alcance global de acordo com o paradigma do inglês como língua internacional (ILI)
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44943Keywords:
Linguística Aplicada, Ensino de inglês, Inglês como língua internacional, Livro didáticoAbstract
Neste artigo, objetivamos analisar duas unidades de dois livros didáticos de ensino de inglês que possuem alcance global, a partir dos preceitos que fundamentam a área de Inglês como língua internacional (ILI). Para tanto, fazemos um percurso teórico em que discutimos algumas das principais questões que envolvem a área de ILI, sua intersecção potencialmente descolonizadora com a Linguística Aplicada, bem como tratamos da relação entre livros didáticos e ensino de ILI. A análise demonstra que os dois livros cotejados não se encontram plenamente articulados aos preceitos pedagógicos de ILI; de fato, algum grau de adaptação ou complementação é necessário.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.