O ensino de língua inglesa na contemporaneidade: análise de unidades de livros didáticos de alcance global de acordo com o paradigma do inglês como língua internacional (ILI)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44943

Keywords:

Linguística Aplicada, Ensino de inglês, Inglês como língua internacional, Livro didático

Abstract

Neste artigo, objetivamos analisar duas unidades de dois livros didáticos de ensino de inglês que possuem alcance global, a partir dos preceitos que fundamentam a área de Inglês como língua internacional (ILI). Para tanto, fazemos um percurso teórico em que discutimos algumas das principais questões que envolvem a área de ILI, sua intersecção potencialmente descolonizadora com a Linguística Aplicada, bem como tratamos da relação entre livros didáticos e ensino de ILI. A análise demonstra que os dois livros cotejados não se encontram plenamente articulados aos preceitos pedagógicos de ILI; de fato, algum grau de adaptação ou complementação é necessário.

Author Biography

Caio Antônio Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista do CNPq.

Published

2020-05-07

How to Cite

Nóbrega, C. A. (2020). O ensino de língua inglesa na contemporaneidade: análise de unidades de livros didáticos de alcance global de acordo com o paradigma do inglês como língua internacional (ILI). Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(31), 108–129. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44943