Estratégias de polidez no discurso dos professores sobre o conceito: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44223Resumo
Neste estudo objetiva-se identificar e compreender o uso das estratégias de polidez utilizadas no discurso dos professores de um Colégio Estadual localizado em Curitiba (PR), especificamente quando definem o que constituem uma atitude ou comportamento preconceituoso no ambiente escolar. Com relação às técnicas de investigação, optou-se pela realização de questionários diagnósticos e do Grupo Focal como principal método de geração de dados. A análise dos dados demonstra que as estratégias de polidez utilizadas cumprem o propósito de projetar imagens positivas de si, a fim de cumprir com as expectativas de comportamento determinadas pelas normas de conduta do convívio social, sobretudo quando o indivíduo se apresenta no papel social de professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.