Uma análise do material instrucional ‘New English File Elementary’: foco nas formas do insumo à produção

Autores

  • Isis Ribeiro Berger UFSC

Palavras-chave:

Material Instrucional, Foco Nas Formas, Ensino Explícito, Insumo, Produção.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do material instrucional New English File Elementary, publicado pela Editora Oxford para o ensino de inglês. A partir da análise de uma unidade didática, constatou-se que o material apresenta um modelo de instrução com foco explícito nas formas (LONG & ROBINSON, 1998; ELLIS, 2002) embora contextualize tais formas para situações de uso real da língua. O material apresenta atividades de compreensão oral ou leitura como forma de prover insumo destacado para um aluno ideal e, logo em seguida, o conduz a praticar as estruturas linguísticas que são o foco das lições (REINDERS & ELLIS, 2009). A análise se baseia em pressupostos teóricos da área de aquisição de segunda língua: as teorias e estudos relacionados ao papel do insumo, do ensino explícito e da prática da produção (KRASHEN, 1982; SCHMIDT, 1990, 1995; ELLIS, 1994; DOUGHTY & WILLIAMS, 1998; GASS, 2003; MURANOI, 2007).

Biografia do Autor

Isis Ribeiro Berger, UFSC

Doutoranda em Linguística

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Berger, I. R. (2018). Uma análise do material instrucional ‘New English File Elementary’: foco nas formas do insumo à produção. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 10(13), 1–22. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35356