O uso das tirinhas da Folha de S. Paulo em livros didáticos e possíveis efeitos de sentido
Palavras-chave:
Livro didático, Folha de S. Paulo, efeitos de sentido.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização das tirinhas da Folha de S. Paulo nos livros didáticos da coleção Português Linguagens (2015), da Editora Saraiva, assinada pelos autores William Roberto Cereja & Thereza Coch ar Magalhães. Parte - se das hipóteses de que o uso das tirinhas pode estar produzindo sentidos sobre quais gêneros textuais os alunos poderiam ter acesso do jornal Folha de S. Paulo e de que as tirinhas poderiam ser utilizadas como um repositório de exemplo s de aplicações gramaticais. Para refletir sobre essas hipóteses serão observadas a quantidade de tirinhas presentes nos livros do 6º ao 9º ano, além de algumas tirinhas e os exercícios propostos pelos autores baseados nelas. Neste texto, a produção de sen tidos será pensada de acordo com o arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.