A linguagem literária como exercício de alteridade: práticas pedagógicas transdisciplinares na formação de leitores em tempos de informática
Palavras-chave:
Literatura, tecnologias da informação, ensino, transdisciplinaridade.Resumo
O artigo busca analisar a possibilidade do ensino da literatura em tempos de tecnologias da informação, tendo em vista as potencialidad es da linguagem literária, sua relação com o mundo contemporâneo e os princípios que devem nortear ações pedagógicas para estimular a formação de leitores. A linguagem literária, por sua capacidade de instauração de realidades que dialogam com tempos e lug ares, pode iluminar uma prática pedagógica transdisciplinar (NICOLESCU, 2008), em que o ser humano, tendo a oportunidade de associar a sua ecologia cognitiva (LEVY, 1993), deixa - se envolver por relações, num exercício de alteridade muito particular. Atuar inteligentemente na sociedade pressupõe uma ação integradora, pautada na pesquisa, na reflexão, na ação. É assim que se propõe o trabalho pedagógico a partir de projetos de ensino (MACHADO, 2002) que visem à construção de conexões, como forma de preparar o indivíduo para atuar de forma competente e crítica na realidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.