A linguagem literária como exercício de alteridade: práticas pedagógicas transdisciplinares na formação de leitores em tempos de informática

Autores

  • Maria Tereza Amodeo PUCRS

Palavras-chave:

Literatura, tecnologias da informação, ensino, transdisciplinaridade.

Resumo

O artigo busca analisar a possibilidade do ensino  da literatura em tempos de tecnologias da  informação, tendo em vista as potencialidad es  da linguagem literária, sua relação com o mundo  contemporâneo e os princípios que devem  nortear ações pedagógicas para estimular a  formação de leitores. A linguagem literária, por  sua capacidade de instauração de realidades que  dialogam com tempos e lug ares, pode iluminar  uma  prática  pedagógica  transdisciplinar  (NICOLESCU, 2008), em que o ser humano,  tendo a oportunidade de associar a sua  ecologia  cognitiva (LEVY, 1993), deixa - se envolver por  relações, num exercício de alteridade muito  particular. Atuar inteligentemente na sociedade  pressupõe uma ação integradora, pautada na  pesquisa, na reflexão, na ação. É assim que se  propõe o trabalho pedagógico a partir de  projetos de ensino (MACHADO, 2002) que visem  à construção de conexões, como forma de  preparar  o indivíduo para atuar de forma  competente e crítica na realidade.

Biografia do Autor

Maria Tereza Amodeo, PUCRS

Escola de Humanidades / Letras / Pontifícia Universidade Católica

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Amodeo, M. T. (2017). A linguagem literária como exercício de alteridade: práticas pedagógicas transdisciplinares na formação de leitores em tempos de informática. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(25), 206–225. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34797