O CARNAVAL DE RUA E A NOVA FRONTEIRA URBANA DE ACUMULAÇÃO NO RIO DE JANEIRO: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA PORTO MARAVILHA E A FOLIA MOMESCA NA ZONA PORTUÁRIA CARIOCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2022.75009

Palavras-chave:

Blocos de carnaval, fronteira urbana, Porto Maravilha

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como a Zona Portuária do Rio de Janeiro foi transformada em uma fronteira urbana de acumulação do grande capital e as relações desta conjuntura com o carnaval de rua local. Para tal, traçamos uma análise da Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha e debatemos alguns de seus desdobramentos como, por exemplo, a chegada de empresas com características distintas das dos negócios locais. Dentre outros pontos e autores(as), fundamentamos o nosso arsenal teórico-metodológico na noção de fronteira urbana do geógrafo Neil Smith. Dessa maneira, além do levantamento bibliográfico, realizamos o exame de documentos oficiais, pesquisas em reportagens jornalísticas, além de trabalhos de campo e entrevistas com diversos atores sociais. Com as entrevistas, levantamos , por exemplo, as variações do preço do metro quadrado no local e o perfil espacial médio dos frequentadores de blocos de carnaval. Posto isto, foi possível constatar o exponencial aumento do preço do metro quadrado, a chegada de grandes empresas e frequentadores com perfil espacial distinto dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandro Souza de Amico, Professor Contratado do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF)

Professor Contratado do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- FEBF) Mediador a Distância da Graduação em Geografia do CEDERJ-UERJ Coordenador e Professor de Geografia do Só Cria- Pré-vestibular Popular da Rocinha

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

DE AMICO, Alexandro Souza. O CARNAVAL DE RUA E A NOVA FRONTEIRA URBANA DE ACUMULAÇÃO NO RIO DE JANEIRO: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA PORTO MARAVILHA E A FOLIA MOMESCA NA ZONA PORTUÁRIA CARIOCA. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1–27, 2023. DOI: 10.12957/hne.2022.75009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/75009. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos