Releituras da geografia urbana sobre o Complexo da Maré

Autori

  • Julia Carneiro Rossi PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2016.31106

Parole chiave:

direito à cidade, espaços populares, Complexo da Maré

Abstract

O presente artigo traz reflexões da geografia urbana que se fundamenta na bibliografia de Lefebvre a partir da análise do contexto do Complexo da Maré. A discussão sobre direito à cidade e a produção do espaço contribui para entender como os espaços populares fazem parte dessa cidade e como esse discurso sobre a cidade também inclui a favela como protagonista da sua história. Sendo assim, os diferentes processos de ocupação do Complexo da Maré podem enriquecer o debate sobre o urbano, entendendo seus espaços.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Julia Carneiro Rossi, PUC-RIO

Formada em Ciências Biológicas: modalidade Biofísica,, atualmente é mestranda do programa de pós graduação em educação da PUC rio, orientada pela professora Vera Candau do Grupos de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura (GECEC). É uma das idealizadoras do projeto extensão Muda Maré que atua com educação ambiental e agricultura urbana no complexo da Maré. Tem como foco de pesquisa e interesse a educação ambiental sob uma perspectiva crítica e a ecologia de saberes como um diálogo entre conhecimentos produzidos em espaços populares do Rio de Janeiro. Tem experiência com oficinas e atividades de educação científica, arte educação e educação ambiental para crianças, jovens e adultos e também com a produção e elaboração de projetos sociais.

Come citare

CARNEIRO ROSSI, Julia. Releituras da geografia urbana sobre o Complexo da Maré. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2017. DOI: 10.12957/hne.2016.31106. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/31106. Acesso em: 3 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos