Das (geo)tecnologias às análises e reflexões socioambientais

Diálogos com estudantes em tempos de emergências climáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2025.89813

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

As emergências climáticas representam um dos maiores desafios socioambientais contemporâneos, exigindo abordagens educativas que promovam a conscientização da comunidade escolar. Desta forma, este artigo tem como objetivo socializar e discutir os resultados de um projeto de intervenção pedagógica voltado para o diálogo socioambiental com estudantes da educação básica no município de Bayeux, estado da Paraíba. Para sua realização, foram conduzidas pesquisas bibliográficas e documentais, somadas as aulas interativas, debates e atividades de campo, com foco nas problemáticas ambientais locais, como degradação dos manguezais e impactos das mudanças climáticas. Os resultados demonstram que os estudantes atuaram de forma ativa, extrapolando o aprendizado além dos muros da escola, compreendendo a realidade socioambiental da comunidade local. Conclui-se que a iniciativa contribuiu significativamente e de forma exitosa para a ampliação do debate sobre as emergências climáticas, reforçando a importância da Educação ambiental no contexto escolar e permitindo reflexões sustentáveis para toda a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos de Oliveira Bispo, Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda, Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco

Doutor em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco.

Eduardo Paes Barreto, Professor na Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco

Doutor em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco.

Cassio Expedito Galdino Pereira, Universidade Federal do Pernambuco

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). 

Raimunda Aurília Ferreira de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora adjunta I da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2025-10-07

Como Citar

DE OLIVEIRA BISPO, Carlos; RODRIGO PAULINO DE ARRUDA, Ítalo; PAES BARRETO, Eduardo; PEREIRA, Cassio Expedito Galdino; AURÍLIA FERREIRA DE SOUSA, Raimunda. Das (geo)tecnologias às análises e reflexões socioambientais: Diálogos com estudantes em tempos de emergências climáticas. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 48–69, 2025. DOI: 10.12957/hne.2025.89813. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/89813. Acesso em: 13 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)