Das (geo)tecnologias às análises e reflexões socioambientais
Diálogos com estudantes em tempos de emergências climáticas
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2025.89813Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação Ambiental, SustentabilidadeResumo
As emergências climáticas representam um dos maiores desafios socioambientais contemporâneos, exigindo abordagens educativas que promovam a conscientização da comunidade escolar. Desta forma, este artigo tem como objetivo socializar e discutir os resultados de um projeto de intervenção pedagógica voltado para o diálogo socioambiental com estudantes da educação básica no município de Bayeux, estado da Paraíba. Para sua realização, foram conduzidas pesquisas bibliográficas e documentais, somadas as aulas interativas, debates e atividades de campo, com foco nas problemáticas ambientais locais, como degradação dos manguezais e impactos das mudanças climáticas. Os resultados demonstram que os estudantes atuaram de forma ativa, extrapolando o aprendizado além dos muros da escola, compreendendo a realidade socioambiental da comunidade local. Conclui-se que a iniciativa contribuiu significativamente e de forma exitosa para a ampliação do debate sobre as emergências climáticas, reforçando a importância da Educação ambiental no contexto escolar e permitindo reflexões sustentáveis para toda a vida.
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