NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS DO SÍTIO SANTANA, BARBALHA-CE:
UMA BREVE HISTÓRIA DO LUGAR ATRAVÉS DOS MAPAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2022.76243Schlagworte:
Mapeamentos, comunidade, resistências.Abstract
Sítio Santana, comunidade situada na zona rural do município de Barbalha, Ceará, possui uma dinâmica sócio-espacial histórica, com muitos saberes e fazeres. No entanto, pela intervenção da lógica capitalista, especialmente pela transição da monocultura da cana-de-açúcar para a banana, a comunidade vem perdendo sua história e identidade territorial. Nesse sentido, o presente trabalho busca mostrar essas histórias e problemáticas sócio-espaciais a partir de mapeamentos produzidos com lideranças da comunidade. Para tanto, por meio de levantamento bibliográfico, documental e trabalho de campo, foi possível esboçar as principais questões que perpassaram e permanecem no sítio Santana. Esse breve histórico feito a partir dos mapeamentos possibilita conhecer a gênese, as lutas e as resistências para a (re)organização comunitária do lugar.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Cassio Expedito Galdino Pereira, Ana Clara Silvino Silva, Raiza Maria Alves Bezerra, Anael Ribeiro Soares

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.