NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS DO SÍTIO SANTANA, BARBALHA-CE:

UMA BREVE HISTÓRIA DO LUGAR ATRAVÉS DOS MAPAS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2022.76243

Schlagworte:

Mapeamentos, comunidade, resistências.

Abstract

Sítio Santana, comunidade situada na zona rural do município de Barbalha, Ceará, possui uma dinâmica sócio-espacial histórica, com muitos saberes e fazeres. No entanto, pela intervenção da lógica capitalista, especialmente pela transição da monocultura da cana-de-açúcar para a banana, a comunidade vem perdendo sua história e identidade territorial. Nesse sentido, o presente trabalho busca mostrar essas histórias e problemáticas sócio-espaciais a partir de mapeamentos produzidos com lideranças da comunidade. Para tanto, por meio de levantamento bibliográfico, documental e trabalho de campo, foi possível esboçar as principais questões que perpassaram e permanecem no sítio Santana. Esse breve histórico feito a partir dos mapeamentos possibilita conhecer a gênese, as lutas e as resistências para a (re)organização comunitária do lugar.

Autor/innen-Biografien

Ana Clara Silvino Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Estudante do curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Raiza Maria Alves Bezerra, UniJuazeiro - Centro Universitário de Juazeiro do Norte

Estudante do curso de Direito pela UniJuazeiro - Centro Universitário de Juazeiro do Norte.

Anael Ribeiro Soares, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Geografia Urbana. Professor da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, lotado na EEMTI Almiro da Cruz.

Cassio Expedito Galdino Pereira, Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Licenciatura em Geografia pela URCA. Mestre em Geografia Humana pela USP. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato da UFPE (LEPEC/UFPE). Professor Temporário do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da URCA. Vice-líder do grupo de pesquisa CNPq Imago - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino, vinculado a URCA.

Veröffentlicht

2023-05-19

Ausgabe

Rubrik

Artigos Científicos