Percepção de riscos socioambientais

uma proposta metodológica para a Geografia escolar

Autores

  • Fernanda Côrrea Rodrigues de Barros UERJ
  • Cassia Barreto Brandão UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2024.85517

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese de procedimentos metodológicos que contribuem para a abordagem dos riscos socioambientais na Geografia Escolar, sendo a pesquisa, desenvolvida no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO/UERJ) e tendo como recorte espacial o Morro do Preventório, em Niterói/RJ. A partir de observações de campo e da prática docente, no referido recorte de estudo constata-se que a população residente sofre com riscos e com os desastres naturais recorrentes. Esses eventos impactam o cotidiano da comunidade, que se configura por apresentar vulnerabilidades agravadas pelas condições socioeconômicas desfavoráveis, além das condições de suscetibilidade natural da paisagem local. O artigo propõe uma perspectiva integrada que considera os aspectos socioambientais da percepção dos riscos na área de estudo, associado à produção de materiais didáticos-pedagógicos, visando a formação de cidadãos e estudantes conscientes sobre a temática, capacitando-os para a prevenção, mitigação e resiliência aos riscos.

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Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos