Percepção de riscos socioambientais
uma proposta metodológica para a Geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.85517Resumo
Este artigo apresenta uma síntese de procedimentos metodológicos que contribuem para a abordagem dos riscos socioambientais na Geografia Escolar, sendo a pesquisa, desenvolvida no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO/UERJ) e tendo como recorte espacial o Morro do Preventório, em Niterói/RJ. A partir de observações de campo e da prática docente, no referido recorte de estudo constata-se que a população residente sofre com riscos e com os desastres naturais recorrentes. Esses eventos impactam o cotidiano da comunidade, que se configura por apresentar vulnerabilidades agravadas pelas condições socioeconômicas desfavoráveis, além das condições de suscetibilidade natural da paisagem local. O artigo propõe uma perspectiva integrada que considera os aspectos socioambientais da percepção dos riscos na área de estudo, associado à produção de materiais didáticos-pedagógicos, visando a formação de cidadãos e estudantes conscientes sobre a temática, capacitando-os para a prevenção, mitigação e resiliência aos riscos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Côrrea Rodrigues de Barros, Cassia Barreto Brandão; Felipe Tavares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.