LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autori

  • Alexandrino da Costa Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú- CE.
  • Raimundo Nonato Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80809

Abstract

O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de produção de um livro didático de alfabetização cartográfica para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º anos. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde busca desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, conhecendo a legenda, proporção e escala, caderno de mapas e iniciando a representação gráfica), o livro dispõe ainda de explicações, atividades teóricas e práticas, de inclusão e QR Codes que levam os alunos a outras plataformas. Além dos documentos como a BNCC, PCNS, DCNS e PNLD. A metodologia se ancora na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante, ocorrei a aplicação de questionários via google forms, foi realizado o grupo focal através de webconferências com os professores que atuam com o ensino de geografia nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, tivemos ainda a etapa do laboratório gráfico com a utilização do QGIS que foi utilizado para elaboração de alguns mapas do livro didático, exportamos ainda mapas do IBGE e do Google Earth. Como resultado produzimos um livro didático com orientações, explicações e atividades que pode ser utilizado por professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I.

Biografie autore

Alexandrino da Costa Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú- CE.

Professor de geografia da Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú- CE.

Raimundo Nonato Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pubblicato

2023-12-15