CARTOGRAFIA ESCOLAR MULTI(GEO)MODAL
ESTRATÉGIAS PARA COLOCÁ-LA EM PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2023.79970Resumo
A relação entre Cartografia Escolar, Inteligências Múltiplas, Multimodalidade e Neurociências se mostra muito relevante ao contexto atual, pois auxilia na compreensão de como o processo de aprendizagem ocorre e como pensar atividades diversas destacando conceitos cartográficos e centrais para o ensino de Geografia. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar os procedimentos metodológicos de confecção de mapas, pensados pelo viés das Inteligências Múltiplas e Neurociências, que teve como um dos produtos o conceito de “Cartografia Escolar Multi(Geo)Modal”. O planejamento e execução de atividades centradas nos estudantes, fazendo uso de uma multiplicidade de linguagens e com diferentes inserções, questões subjetivas atreladas a gama de Inteligências Múltiplas e princípios de Neurociências que possibilitam compreender como os seres humanos aprendem e armazenam as informações, acabam sendo pontos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o conceito proposto caracteriza-se pelo uso de diferentes ferramentas (Geo)Tecnológicas que promovem o processo de ensino-aprendizagem na Geografia, por meio da perspectiva espacial, com o emprego de recursos analógicos e digitais, atreladas a multiplicidade de linguagens. Esses elementos promovem um aprendizado de maneiras variadas, em virtude da elevada proporção de estímulos, mobilizando suas IM, além de que os conteúdos se relacionam e permitem o resgate e a aplicação em outras disciplinas (interdisciplinaridade) e sejam contextualizados com atividades e informações do seu cotidiano, proporcionando a sua concentração durante a explicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maurício Rizzatti, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.