Vínculos Comerciais do Arquipélago Malvinas e suas Repercussões nos Países da América Latina l Lazos Comerciales del Archipiélago Malvinas y Sus Repercusiones En Los Países de Latinoamérica
DOI:
https://doi.org/10.12957/neiba.2020.48425Parole chiave:
Malvinas, Integração, EconomiaAbstract
Os vínculos comerciais de uma região demonstram a forma como se relacionam no mundo globalizado. O objetivo deste trabalho foi atestar a dificuldade de comércio do arquipélago Malvinas com os países da América Latina. Analisa-se conjuntamente o documento oficial do governo do arquipélago que atesta a dependência da estrutura de integração com o Reino Unido. A política britânica configura-se em obstáculo para integração econômica do arquipélago com demais países da América Latina visto que garante ao Reino Unido acesso privilegiado às riquezas geoeconômicas e estratégicas da região, mas com o evento do Brexit abrem-se oportunidades que elevam a discussão da situação do arquipélago no Atlântico Sul. A análise de dados permite afirmar que as relações diminutas de comércio com países da América Latina dificultam processos de aproximação e, por isso, é necessário reflexões sobre as alternativas a serem construídas pelos efeitos do Brexit para o deslinde da questão.
Palavras-chave: Malvinas, Integração, Economia.
RESUMEN
Los lazos comerciales de una región demuestran cómo se relacionan entre sí y con el mundo globalizado. El objetivo de este trabajo fue demonstrar la dificultad del comercio entre el archipiélago de Malvinas y los países de Latinoamérica. El documento oficial del gobierno del archipiélago atestigua la dependencia de la estructura con el Reino Unido. La política británica es un obstáculo para la integración económica del archipiélago con otros países latinoamericanos, ya que garantiza al Reino Unido el acceso privilegiado a la riqueza geoeconómica y estratégica de la región, pero con el evento Brexit hay miradas que aumentan la discusión acerca de la situación del archipiélago en el Atlántico Sur. El análisis de datos concluye que las relaciones comerciales disminuidas con los países latinoamericanos dificultan los procesos de aproximación y, por lo tanto, las reflexiones sobre las alternativas a obtener por los efectos del Brexit para la solución final de la cuestión.
Palabras-claves: Malvinas, Integración, Economía.
Recebido em: 12/02/2020 | Aceito em: 23/06/2020
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License