A importância da Guerra das Malvinas no Pensamento Estratégico das Forças Armadas Brasileiras e o Redirecionamento da Cooperação Militar com a Argentina Pós-1982
DOI:
https://doi.org/10.12957/neiba.2018.40200Parole chiave:
Segurança, regionalismo, cooperaçãoAbstract
O apoio da América do Sul aos argentinos na guerra das Malvinas (1982) representou um dos maiores legados daquele conflito. O choque anglo-argentino apresentou um sistema de defesa frágil do continente em relação às novas formas de ameaças militares que surgiram a partir de então. A necessidade de um desenvolvimento bélico autônomo e próprio da região fora um dos ensinamentos mais importantes trazidos aos militares brasileiros no que diz respeito às novas potencialidades de conflito. O objetivo desse paper é analisar as novas concepções de conflito para as Forças Armadas brasileiras pós-guerra de 1982 e a aproximação militar com a Argentina.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License