Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia

Autori

  • Maria Carolina Roseiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexsandro Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61851

Parole chiave:

gênero na educação, subjetividade, psicologia, currículos, transversalidade, sexualidade, agenciamentos coletivos de enunciação, saber e poder

Abstract

Considerou-se, neste artigo, as normalizações das sexualidades e dos gêneros dissidentes, e os jogos de verdade que as acompanham, na constituição de discursos que legitimam a Psicologia como campo disciplinar alinhado aos discursos patologizantes das subjetividades. Ao questionar-se o privilégio desses discursos em relação à produção de conhecimento que emerge dos ativismos e vivências dissidentes, abordou-se, no campo dos currículos em Psicologia, os processos de subjetivação na produção desses saberes. Afirmou-se, contudo, a produção de discurso acadêmico como campo estratégico, no qual somos convocadas(os) a posicionamentos e implicações que se articulam a esses e outros ativismos e movimentos sociais. Na transversalidade desses percursos, e por análise de implicações, entre essas dissidências, acompanhou-se os deslocamentos do lugar de um não-homem, pela descolonização do sujeito epistêmico e de sua universalidade, transicionando-se dos binarismos de gênero ao coletivo das enunciações.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2021-08-27

Come citare

ROSEIRO, Maria Carolina; RODRIGUES, Alexsandro; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.12957/mnemosine.2021.61851. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/61851. Acesso em: 9 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 3 > >>