Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61851Schlagworte:
gênero na educação, subjetividade, psicologia, currículos, transversalidade, sexualidade, agenciamentos coletivos de enunciação, saber e poderAbstract
Considerou-se, neste artigo, as normalizações das sexualidades e dos gêneros dissidentes, e os jogos de verdade que as acompanham, na constituição de discursos que legitimam a Psicologia como campo disciplinar alinhado aos discursos patologizantes das subjetividades. Ao questionar-se o privilégio desses discursos em relação à produção de conhecimento que emerge dos ativismos e vivências dissidentes, abordou-se, no campo dos currículos em Psicologia, os processos de subjetivação na produção desses saberes. Afirmou-se, contudo, a produção de discurso acadêmico como campo estratégico, no qual somos convocadas(os) a posicionamentos e implicações que se articulam a esses e outros ativismos e movimentos sociais. Na transversalidade desses percursos, e por análise de implicações, entre essas dissidências, acompanhou-se os deslocamentos do lugar de um não-homem, pela descolonização do sujeito epistêmico e de sua universalidade, transicionando-se dos binarismos de gênero ao coletivo das enunciações.Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2021-08-27
Zitationsvorschlag
ROSEIRO, Maria Carolina; RODRIGUES, Alexsandro; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.12957/mnemosine.2021.61851. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/61851. Acesso em: 9 mai. 2025.
Ausgabe
Rubrik
Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas
Lizenz
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.