Saúde e trabalho na educação: lutas a partir do Fórum Cosate

Autores

  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cristiane Bremenkamp Cruz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jomar Zahn Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52686

Palavras-chave:

políticas públicas, educação, saúde, cogestão

Resumo

Este artigo traz discussões acerca de uma trajetória de pesquisa-intervenção em Educação a partir de experiências tecidas no processo de constituição de Comissões de saúde por local de trabalho (Cosates) em escolas públicas de um município do sudeste brasileiro. Acompanha a constituição do Fórum Cosate e a participação de diferentes instituições, além da comunidade civil, nas lutas por políticas públicas que priorizem o cuidado à saúde no âmbito da Educação. Situa a prática da Conversa e da Roda como ferramenta teórico-metodológica para uma experiência ético-política-formadora, como força motriz para a produção de saúde. Como conclusão, o artigo apresenta a potencialidade de coletivos de trabalho nos processos formativos como modo de fazer frente à individualização que nos segmentariza no contemporâneo.

 

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; ZAHN, Jomar. Saúde e trabalho na educação: lutas a partir do Fórum Cosate. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/mnemosine.2020.52686. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/52686. Acesso em: 15 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos

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