O processo ensino-aprendizagem na visão da perspectiva piagetiana

Authors

  • Michele G. Bredel de Castro

Keywords:

aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.

Abstract

Como o ser humano adquire conhecimento? Como se dá em sala de aula o processo de ensino-aprendizagem? Estas são preocupações prementes que atravessam o cotidiano da escola e que foram teorizadas por diferentes intelectuais. O presente artigo objetiva discutir o processo ensino-aprendizagem na perspectiva piagetiana. Para isso, aporta teoricamente no próprio Piaget (1959, 1970, 1990, 2002) e em autores que refletem e discutem a aprendizagem e o desenvolvimento a partir de sua perspectiva, tais como Colinvaux (2000), Mantovani Assis (1993), Mesquida (2001) e Wadsworth (1996). Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-26

How to Cite

CASTRO, Michele G. Bredel de. O processo ensino-aprendizagem na visão da perspectiva piagetiana. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41662. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

Artigos