Por uma formação inventiva antiespecista

Autor/innen

  • Ana Luiza Gonçalves Dias Mello UFF
  • Rosimeri de Oliveira Dias UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52692

Schlagworte:

formação inventiva, especismo, abolicionismo animalista

Abstract

A proposta deste artigo é a de visibilizar de que maneiras a formação inventiva pode forçar o pensamento a problematizar o especismo e forjar brechas para produzir modos outros de ver e de se relacionar com os animais não humanos. Para tanto, este trabalho é tecido no encontro entre duas professoras que optam por práticas inventivas em seus territórios de trabalho – formação de professores e ensino de ciências na educação básica. Na discussão, problematizamos o especismo no cotidiano da sala de aula, seus dispositivos, suas enunciações e suas invisibilidades, por meio de diários de campo e de atividades didáticas usuais na educação básica. Contudo, apontamos saídas e modos autogestionários dos trabalhos junto com jovens e crianças de uma escola pública de periferia urbana do Estado do Rio de Janeiro, especialmente no que tange a práticas que nos posicionam no presente e em luta por uma formação inventiva antiespecista.

 

 

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Autor/innen-Biografien

Ana Luiza Gonçalves Dias Mello, UFF

Prefeitura Municipal de São Gonçalo
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - Universidade Federal Fluminense
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rosimeri de Oliveira Dias, UERJ

Professora Associada do Departamento de Educação e do
Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Procientista/UERJ
Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ

Veröffentlicht

2020-07-13

Zitationsvorschlag

MELLO, Ana Luiza Gonçalves Dias; DIAS, Rosimeri de Oliveira. Por uma formação inventiva antiespecista. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/mnemosine.2020.52692. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/52692. Acesso em: 11 mai. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos