Por uma formação inventiva antiespecista

Authors

  • Ana Luiza Gonçalves Dias Mello UFF
  • Rosimeri de Oliveira Dias UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52692

Keywords:

formação inventiva, especismo, abolicionismo animalista

Abstract

A proposta deste artigo é a de visibilizar de que maneiras a formação inventiva pode forçar o pensamento a problematizar o especismo e forjar brechas para produzir modos outros de ver e de se relacionar com os animais não humanos. Para tanto, este trabalho é tecido no encontro entre duas professoras que optam por práticas inventivas em seus territórios de trabalho – formação de professores e ensino de ciências na educação básica. Na discussão, problematizamos o especismo no cotidiano da sala de aula, seus dispositivos, suas enunciações e suas invisibilidades, por meio de diários de campo e de atividades didáticas usuais na educação básica. Contudo, apontamos saídas e modos autogestionários dos trabalhos junto com jovens e crianças de uma escola pública de periferia urbana do Estado do Rio de Janeiro, especialmente no que tange a práticas que nos posicionam no presente e em luta por uma formação inventiva antiespecista.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Luiza Gonçalves Dias Mello, UFF

Prefeitura Municipal de São Gonçalo
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - Universidade Federal Fluminense
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rosimeri de Oliveira Dias, UERJ

Professora Associada do Departamento de Educação e do
Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Procientista/UERJ
Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ

Published

2020-07-13

How to Cite

MELLO, Ana Luiza Gonçalves Dias; DIAS, Rosimeri de Oliveira. Por uma formação inventiva antiespecista. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/mnemosine.2020.52692. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/52692. Acesso em: 13 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos