Experimentações, afetos e escrita em companhia de Heliana de Barros Conde Rodrigues

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2024.88565

Abstract

Este artigo é efeito da fala pronunciada no evento “Modulações Helianas: docência, militância, escrita”, que aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 26 de junho de 2024, para celebrar a vida de Heliana de Barros Conde Rodrigues. Recupera algumas dedicatórias escritas por Heliana em livros presenteados para fazer ver e falar escritas tecidas em companhia, como um gesto acadêmico de amizade. Apresenta a escrita forjada com, como tecido de afetos, pensamentos, generosidades e delicadezas pela luta insurgente por fazer mover uma academia outra.

Biografia autore

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Procientista UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2016/2019). Coordenadora do FEPAE/ANPED Sudeste (2019/2021). ViceCoordenadora FEPAE/ANPED Nacional (2022/2024)Publicou Deslocamentos na formação de Professores, Análise e intervenção na formação de professores e Formação inventiva de professores, pela Editora Lamparina. Juntamente com Heliana de Barros Conde Rodrigues organizou as coletâneas Escritas de si e Ordens do discurso: comentários Marginais à aula de Michel Foucault, também pela Editora Lamparina. Coordenadora do Coletivo Oficinas de Formação Inventiva de Professores – OFIP. Editora da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Suas pesquisas se articulam em torno dos estudos da formação inventiva de professores e suas análises e interfaces com Michel Foucault, políticas de cognição, estética da existência.

Pubblicato

2024-12-13

Come citare

Dias, R. de O. (2024). Experimentações, afetos e escrita em companhia de Heliana de Barros Conde Rodrigues. Mnemosine, 20(1), 105–112. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2024.88565