Estética na formação contínua de professores

Autor/innen

  • Carmen Ines Debenetti
  • Maria Elizabeth Barros de Barros

Schlagworte:

experimentação, formação de professores, educação

Abstract

Este ensaio aborda o exercício estético na formação contínua de professores, conceito que dá visibilidade ao seu operar na formação. Exercício que se constitui em um tempo-espaço de intensidades criadoras, implicando a criação de modos de trabalhar em sala de aula, atravessados pelo processo estético em que lemos, escrevemos, inventamos. Tempo-espaço como uma multiplicidade de acontecimentos contínuos que se inauguram a cada nova conexão e promovem mudanças, mesmo que imperceptíveis. Articula conceitos bergsonianos sobre a potência da memória nos processos criativos. Inversão do sentido do pensamento para a apreensão de uma realidade movente que implica a criação de um modo estético de trabalhar em sala de aula. Deste modo, entendemos o ato de aprender não apenas como um ato humano, mas um pensamento. Aprender é problematizar, colocar questões práticas – introduzir processos de experimentação.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2016-12-26

Zitationsvorschlag

DEBENETTI, Carmen Ines; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Estética na formação contínua de professores. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41661. Acesso em: 15 mai. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 3 > >>