(In)submissão feminina à censura masculina: leitura crítica e tradução de dois contos de Emilia Pardo Bazán
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2025.90856Palavras-chave:
Emilia Pardo Bazán-contos, Tradução, FeminismoResumo
A tradução para o Brasil do século XXI dos contos “El encaje roto” e “La resucitada”, de Emilia Pardo Bazán, escritora galega declaradamente feminista, que escreveu em castelhano entre os séculos XIX e XX, permite a identificação de preocupações autorais recorrentes e distintas caracterizações da relação mulher e homem. Enquanto a personagem central de “La resucitada” se submete à situação que lhe é imposta, a protagonista de “El encaje roto” produz uma ruptura nas expectativas sociais a respeito do papel de uma mulher. Entre o naturalismo, o realismo, o fantástico e nuances de um romantismo que Pardo Bazán nunca abandonou, organizam-se essas narrativas traduzidas pelas autoras do artigo. Com a eticidade da tradução proposta por Berman (2013), acolhe-se o longínquo do tempo/espaço da obra produzida por Pardo Bazán, e com Olga Castro (1995) recupera-se a importância da tradução na entrada das mulheres no mundo literário e como estratégia na desconstrução da carga patriarcal da linguagem.
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