O cotidiano da imprensa e a imprensa no cotidiano. Surgimento e consolidação de espaços públicos na Vila de Valença no século XIX

Autores

  • Antonio Carlos da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2015.17406

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a análise e os resultados parciais de nossa pesquisa sobre o papel da imprensa no Vale do Paraíba Fluminense, no século XIX, mais especificamente na cidade de Valença.  Nossa proposta não se limita a estudar esse meio de comunicação apenas como transmissor de informações, mas pretende analisar como os periódicos faziam parte do cotidiano político da cidade e como estes influenciavam e eram influenciados pela cultura política local.  Acreditamos na relevância historiográfica deste trabalho por se tratar de uma análise de conjunto de fontes inéditas ou pouco utilizadas até o momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SILVA, Antonio Carlos da. O cotidiano da imprensa e a imprensa no cotidiano. Surgimento e consolidação de espaços públicos na Vila de Valença no século XIX. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 12, p. 140–148, 2015. DOI: 10.12957/revmar.2015.17406. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/17406. Acesso em: 7 dez. 2025.

Edição

Seção

Notas de Pesquisa