Café, escravos e negócios – Atividades de um capitalista no Vale do Paraíba (1845-1879)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13755Resumen
O estudo da correspondência possibilita uma análise de detalhes que, de outra maneira, escapariam à compreensão da historiografia. A proposta deste trabalho é fazer uma análise do comportamento de um cafeicultor do Vale do Paraíba Fluminense, Manoel Antônio Esteves que, de 1845 a 1879, manteve correspondência com diversos elementos e soube preservar este material. Entre cartas recebidas e enviadas, através da microanálise, podemos compreender um pouco da realidade do oitocentos brasileiro, com destaque especial para as questões familiares, a criação e a manutenção de redes de sociabilidade, a cultura política de um período que marcou a região em foco. Cartas são documentos ainda pouco explorados pela historiografia, mas guardam informações capazes de produzir novas interpretações de uma época. Elas podem, aqui, revelar muito ainda sobre o longo século XIX no Brasil.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-07
Cómo citar
MATTOS, Raimundo César de Oliveira. Café, escravos e negócios – Atividades de um capitalista no Vale do Paraíba (1845-1879). Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. 10, p. 140–151, 2014. DOI: 10.12957/revmar.2014.13755. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/13755. Acesso em: 4 feb. 2026.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


