“On regarde, on a compris”: Daumier e a caricatura. Arte, modernidade e imprensa
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13750Resumo
Quando Charles Baudelaire publicou o ensaio Da essência do riso e, de um modo geral, do cômico nas artes plásticas, em 1855, diversos compêndios sobre a caricatura estavam disponíveis para o público interessado, registrando a história das imagens satíricas por meio de temas como a política, a religião e os costumes. Com a publicação destes ensaios, Baudelaire abre novo caminho, revelando a importância da ‘arte menor’ do caricaturista – carro-chefe de uma imprensa militante – na experiência do que viria a designar a Modernidade. Neste cenário, ganha destaque o pintor e desenhista Honoré Daumier (1808-1879), que elevou a sátira gráfica ao patamar da grande arte e, simultaneamente, estabeleceu sua força como arma de crítica social e política.Downloads
Publicado
2014-11-26
Como Citar
Nery, L. M. (2014). “On regarde, on a compris”: Daumier e a caricatura. Arte, modernidade e imprensa. Revista Maracanan, 10(10), 64–77. https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13750
Edição
Seção
Dossiê
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