A História das Ciências e seus públicos
DOI :
https://doi.org/10.12957/revmar.2015.20118Résumé
Neste artigo, apresento alguns tópicos que a historiografia das ciências tem debatido nos últimos 30 anos. Circunscrevo-me a um conjunto de problemas relacionados à revisão das representações clássicas da ciência e de sua relação com outras esferas da atividade humana, como a filosofia, a religião, a política e a economia nos distintos processos de modernização social e na formação do mundo contemporâneo. Destaco, em especial, o problema da periodização, e de que forma a recente redefinição de seus objetos de estudo implicou no abandono das narrativas tradicionais e na conformação de uma nova audiência, ensejando novos dilemas.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2015-12-31
Comment citer
EDLER, Flavio Coelho. A História das Ciências e seus públicos. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 13, p. 23–33, 2015. DOI: 10.12957/revmar.2015.20118. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20118. Acesso em: 2 déc. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


