O epos no feminino e a trilogia épica de soror Maria de Mesquita Pimentel (paratextos e contextos)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.12957/revmar.2021.58625

Mots-clés :

Escrita das mulheres, Idade Moderna, Literatura conventual feminina, Epopeias religiosas.

Résumé

Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a produção épica de autoria feminina do período moderno, centrando-se particularmente sobre a trilogia épica de Soror Maria de Mesquita Pimentel: o Memorial da Infância de Cristo, o Memorial dos Milagres de Cristo e o Memorial da Paixão de Cristo. A partir de uma análise dos seus paratextos, sublinham-se alguns aspectos que permitem compreender como estes elementos periféricos ao texto (dedicatória, poemas laudatórios, licenças de impressão, prólogo) contribuem para a compreensão geral das obras, permitindo recuperar informações sobre o contexto de produção e de recepção das mesmas, bem como identificar os objetivos e estratégias que subjazem as intenções criadoras destes poemas em sede conventual feminina.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Geise Kelly Teixeira da Silva, CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"

Possui licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Univerdidade do Estado do Rio Grande do Norte e mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui doutorado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e atualmente é investigadora integrada do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" -, vinculada ao Grupo de Investigação "Sociabilidades e Práticas Religiosas.

Références

ALDEA VAQUERO, Quintín et al. Diccionario de Historia Eclesiastica de España, Madrid: Instituto Enrique Florez, Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, 1972.

ASSUMPÇÃO, T. Lino da. As freiras de Lorvão (ensaio de monografia monástica). Coimbra: França Anado, 1899.

BARANDA, Nieves. «Mujer, escritura y fama: la Hespaña Libertada (1618) de Doña Bernarda Ferreira de Lacerda». In Península. Revista de Estudos Ibéricos, n. 0, Madrid, 225-239, 2003.

BARROS, Teresa Leitão de. Escritoras de Portugal: Génio Feminino revelado na Literatura Portuguesa (2 vols.). Lisboa: Tipografia de Antonio B. Antunes, 1924.

CÉU, Maria do (Soror). A Preciosa. Obras de misericórdia. Segunda Parte. Lisboa Ocidental: na Oficina de Música, 1733.

CÉU, Maria do (Soror). Obras Várias e Admiráveis da M. R. Madre Maria do Céu…, Lisboa: Manuel Fernandes da Costa, 1735.

CONDE, Antónia Fialho. Cister ao sul do Tejo - O mosteiro de S. Bento de Cástris e a Congregação Autónoma de Alcobaça (1567-1776). Lisboa: Edições Colibri, 2009.

COX, Virgínia. The Prodigious Muse: women’s writing in Counter-reformation Italy. Baltmore: The Johns Hopking University Press, 2011.

FERNANDES, Maria de Lurdes Correia. Espelhos, Cartas e Guias. Casamento e espiritualidade na Península Ibérica 1450-1700. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1995.

GENETTE, Gerard. Paratextos editoriais. Tradução Álvaro Faleiros. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

GLÓRIA, Madalena da (Soror). Orbe Celeste Adornado de Brilhantes Estrelas e Dois Ramilhetes. Autora Leonarda Gil da Gama. Lisboa: Oficina de Pedro Ferreira, Impressor da Rainha, 1742.

MORUJÃO, Isabel. «Literatura devota em Portugal no tempo dos Filipes: o Memorial da Infância de Cristo, de Soror Maria de Mesquita Pimentel». In Via Spiritus, n. 5, 177-208, 1998.

MORUJÃO, Isabel. Por trás da grade. Poesia conventual feminina em Portugal (Séculos XVI – XVIII). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013.

MORUJÃO, Isabel (coord.); CONDE, Antônia Fialho; MORUJÃO, Maria do Rosário. Em treze Cantos: epopeia feminina em recinto monástico. O Memorial dos Milagres de Cristo de Maria de Mesquita Pimentel. Braga: CITCEM/CIDEHUS/CHSC, 2014.

MORUJÃO, Maria do Rosário. «A escrita do Memorial dos Milagres». In MORUJÃO, Isabel (coord.); CONDE, Antónia Fialho; MORUJÃO, Maria do Rosário, Em treze Cantos: epopeia feminina em recinto monástico. O Memorial dos Milagres de Cristo de Maria de Mesquita Pimentel. Braga: CITCEM/CIDEHUS/CHSC, 59-69, 2014.

PIMENTEL, Maria de Mesquita (Soror). Memorial da Infância de Christo e Triunfo do divino amor. Lisboa: Jorge Rodriguez, 1639.

PIRES, Maria Lucília Gonçalves. «Prólogo e antiprólogo na época barroca». In LEPECKI, Maria Lúcia; PIRES, Lucília Gonçalves; MENDES, Margarida Vieira (orgs.). Para uma história das Ideias Literárias em Portugal. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica/Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 35-59, 1980.

SILVA, Geise Kelly Teixeira da. Poesia épica feminina em Portugal: os Memoriais de Soror Maria de Mesquita Pimentel (século XVII). 2020. Tese (Doutorado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

SILVA, Inocêncio Francisco da. Diccionário Bibliographico Portuguez. Vol. 6. Lisboa: Imprensa Nacional, 1972[1858], pp. 141-142.

Téléchargements

Publiée

2021-11-17

Comment citer

TEIXEIRA DA SILVA, Geise Kelly. O epos no feminino e a trilogia épica de soror Maria de Mesquita Pimentel (paratextos e contextos). Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 28, p. 27–52, 2021. DOI: 10.12957/revmar.2021.58625. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/58625. Acesso em: 28 nov. 2025.