60 anos do golpe de 1964 | Entrevista com Rafael Vaz da Motta Brandão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2024.88927

Palabras clave:

Entrevista, Rafael Vaz da Motta Brandão, Ditadura Civil-Militar Brasileira

Resumen

Rafael Vaz da Motta Brandão, professor da UERJ, aborda a efeméride dos 60 anos do golpe de 1964, enfatizando avanços e desafios nas pesquisas e na memória sobre o período da ditadura. Desde a Comissão Nacional da Verdade (CNV), a noção de vítimas foi ampliada para incluir grupos vulneráveis como negros, indígenas e trabalhadores, além de investigar a cumplicidade de empresas com o regime, exemplificada pelo “caso Volkswagen”. Brandão critica a falta de acessibilidade aos arquivos relacionados à ditadura, especialmente os militares, e pede mais transparência e responsabilização. Ele também avalia a situação da Justiça de Transição no Brasil como limitada, em comparação a outros países da América Latina, mas destaca iniciativas positivas, como a transformação de locais de repressão em espaços de memória. No ensino de História, ele ressalta a importância de abordagens críticas que desmistifiquem narrativas que glorificam a ditadura. A exposição "Rastros da Verdade" é citada como um exemplo de sucesso, promovendo reflexões sobre o passado e a democracia, ao envolver estudantes e comunidades em discussões significativas sobre os direitos humanos e a história do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Vaz da Motta Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. Doutor e Mestre em História Social e graduado em História pela Universidade Federal Fluminense.

Citas

BRANDÃO, Rafael V. M.; CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira; LEMOS, Renato L. C. N. E. (Orgs.). Empresariado e ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Consequência, 2020.

BRANDÃO, Rafael V. M.; ALMEIDA, Gelsom Rozentino; CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira (Orgs.). Miragem do Brasil: dos governos do PT ao golpe de 2016 e à ascensão conservadora. Rio de Janeiro: Garamond, 2020.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

VAZ DA MOTTA BRANDÃO, Rafael. 60 anos do golpe de 1964 | Entrevista com Rafael Vaz da Motta Brandão. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 37, p. 78–84, 2024. DOI: 10.12957/revmar.2024.88927. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/88927. Acesso em: 4 feb. 2026.