Jesuítas e ciência: a produção de medicamentos através da Colecção de Varias Receitas de 1766
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2015.20128Resumen
Enquanto indivíduos inseridos em seu tempo, os jesuítas não estiveram alheios ao novo tipo de relação que se estabelecia entre homem e natureza, colocado enquanto desafio para os homens do Renascimento. Tal relação se definiu, entre outras coisas, em função da utilização dos recursos da fauna e flora em benefício da sociedade, através de práticas de exploração e conhecimento sobre o mundo natural. Nesse sentido, o objetivo dessa comunicação é o de refletir sobre a atividade científica dos jesuítas na América portuguesa através de informações encontradas na obra "Colecção de Varias Receitas", que reuniu receitas de medicamentos fabricados nas boticas jesuítas espalhadas pelo mundo ultramarino.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-12-31
Cómo citar
SÃO BENTO, Viviane Machado Caminha; DOS SANTOS, Nadja Paraense. Jesuítas e ciência: a produção de medicamentos através da Colecção de Varias Receitas de 1766. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 13, p. 146–157, 2015. DOI: 10.12957/revmar.2015.20128. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20128. Acesso em: 2 dic. 2025.
Número
Sección
Dossiê
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


