60 anos do golpe de 1964 | Entrevista com Edson Luis de Almeida Teles

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2024.88922

Palabras clave:

Entrevista

Resumen

Edson Luis de Almeida Teles, professor de Filosofia Política na Universidade Federal de São Paulo e ativista dos direitos humanos, reflete sobre os 60 anos do golpe de 1964, destacando três narrativas contestadas sobre o período ditatorial. Primeiro, a ideia de que o golpe foi executado somente por militares é reavaliada, reconhecendo a aliança de diversas forças, incluindo oligarquias e interesses dos EUA. Em segundo lugar, a repressão sistemática não se limitou à esquerda, atingindo indígenas, negros, e outros grupos marginalizados. Por fim, a transição para a democracia não foi uma ruptura total, pois elementos autoritários persistem na sociedade brasileira. Teles critica o desmantelamento das iniciativas de Justiça de Transição após 2016, especialmente sob o governo Bolsonaro, e enfatiza a necessidade de políticas de memória e verdade que garantam justiça e reparação. Ele observa que a militarização da política atual, embora diferente da ditadura, reflete traços da lógica autoritária, resultando na criminalização da pobreza e na perpetuação da violência estatal. A análise denuncia a continuidade de práticas de opressão e apela por um entendimento crítico do passado para fortalecer a democracia no presente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Luis de Almeida Teles, Universidade Federal de São Paulo

Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Doutor, Mestre e Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Citas

CAAF. Centro de Antropologia e Arqueologia Forense – CAAF. (Site). Disponível em: https://unifesp.br/reitoria/caaf/. Acesso em: 26 ago. 2024.

CNBB. Pastoral Carcerária Nacional. Tortura em tempos encarceramento em massa. Publicado em: 2018. Disponível em: https://carceraria.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Tortura-em-tempos-de-encarceramento-em-massa-2018.pdf. Acesso em: 26 ago. 2024.

OHCHR: Transitional justice and human rights. Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights - OHCHR. (Site). Disponível em: https://www.ohchr.org/en/transitional-justice. Acesso em: 26 ago. 2024.

SAFATLE, Vladimir; TELES, Edison Luis de Almeida (Orgs.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

TELES, Edson Luis de Almeida. O abismo na história. Ensaios sobre o Brasil em tempos de Comissão da Verdade. São Paulo: Alameda, 2018.

TELES, Edson Luis de Almeida; QUINALHA, Renan (Orgs.). Espectros da Ditadura. Da Comissão da Verdade ao bolsonarismo. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

DE ALMEIDA TELES, Edson Luis. 60 anos do golpe de 1964 | Entrevista com Edson Luis de Almeida Teles. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 37, p. 47–52, 2024. DOI: 10.12957/revmar.2024.88922. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/88922. Acesso em: 4 feb. 2026.