A cidade de Lima Barreto e o centenário de sua morte: algumas linhas autobiográficas
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2022.70179Keywords:
Literatura. Lima Barreto. Rio de Janeiro. Pós-abolição.Abstract
Partindo de 1922 e dos obituários da morte do literato Afonso Henriques de Lima Barreto, o texto propõe a leitura de uma parte da sua obra, considerando o autor um homem negro, morador da capital e dos subúrbios da cidade. Essa leitura é feita em diálogo com uma bibliografia que investigou o Rio de Janeiro, a literatura e os seus romancistas, entre eles o próprio Lima Barreto. Dentre os aspectos abordados nesse texto estão a relação de Lima com a República, os subúrbios, o futebol, o centenário da independência e sua negritude. Pretende-se nesse texto oferecer um caminho de leitura das obras de Lima Barreto para os leitores que pouco o conhecem e para os que há muito não o lê. O centenário de sua morte é uma boa ocasião para homenageá-lo e sua obra deveria ser leitura obrigatória nos cursos de história, ciências sociais, letras e demais disciplina da área de humanas.
References
Bibliografia
ALENCAR, Agnes. A silenciosa construção de uma guerra: uma França Antártica indígena. Revista do Arquivo Geral da cidade do Rio de Janeiro, n. 12, 2017, p. 297-322.
BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto, biografia. Rio de Janeiro: José Olympio Editora/Academia Brasileira de Letras, coleção Coedições ABL, 2003 [1952].
CARDOSO, Rafael. Modernidade em preto e branco. Arte e imagem, raça e identidade no Brasil,1890-1945. São Paulo: Companhia das letras, 2022.
LIMA BARRETO, AO TERCEIRO DIA (Filme). Direção: Luiz Antonio Pillar. Produção de LaPilar Produções Artísticas. Brasil: 2019. Informações disponíveis em: https://globofilmes.globo.com/filmografia/drama/filme/lima-barreto.ghtml. Acesso em: 15 dez. 2022.
MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
MORAES, Renata Figueiredo. A festa da abolição do 13 de maio – comemorações, identidade e memória. In. ABREU, Martha; XAVIER, Giovana; MONTEIRO, Lívia; BRASIL, Eric. (Orgs.) Cultura negra, vol. 1: festas, carnavais e patrimônios negros. Niterói: Eduff, 2018a.
MORAES, Renata Figueiredo. As festas da abolição: o 13 de maio e seus significados no Rio de Janeiro (1888-1908). 2012. Tese (Doutorado em História) – Departamento de história, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
MORAES, Renata Figueiredo. O "dia delírio" de Machado de Assis e as festas da abolição. Machado Assis Linha, São Paulo, v. 11, n. 23, p. 34-53, abril 2018 [2018b]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-6821201811233. Acesso em: 15 dez. 2022.
O’DONNELL, Julia. De olho na rua. A cidade de João do Rio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
PEREIRA, Leonardo. O jogo dos sentidos: os literatos e a popularização do futebol no Rio de Janeiro. In. PEREIRA, Leonardo & CHALHOUB, Sidney (Orgs.) A história contada: Capítulos de História social da Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
SCHWARCZ, Lilian M. Introdução. Numa ‘encruzilhada de talvezes’ um grande romance aos pedados. In. BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Pinguin-Companhia das letras, 2011.
SCHWARCZ, Lílian M. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das letras, 2017.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1999.
TRAGA-ME A CABEÇA DE LIMA BARRETO. (Monólogo). Texto de Luiz Marfuz. Direção: Onisajé (Fernanda Júlia). Brasil: 2017. Informações disponíveis em: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/traga-me-a-cabeca-de-lima-barreto.
VENANCIO, Renato Pinto (Org.) Panfletos abolicionistas: o 13 de maio em versos. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, 2007.
Obras de Lima Barreto
“15 de novembro”. In. Lima Barreto: obra reunida, volume 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
“Bailes e divertimentos suburbanos”. In. RESENDE, Beatriz (Org.) Lima Barreto, cronista do Rio. Belo Horizonte: Autêntica editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2020.
“Botafogo e os pró-homens”. In. RESENDE, Beatriz (Org.) Lima Barreto, cronista do Rio. Belo Horizonte: Autêntica editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2020.
“Congressos”. In. RESENDE, Beatriz (Org.) Lima Barreto, cronista do Rio. Belo Horizonte: Autêntica editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2020.
“De Cascadura ao Garnier”. In. RESENDE, Beatriz (Org.) Lima Barreto, cronista do Rio. Belo Horizonte: Autêntica editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2020.
“Diário do Hospício”. In. Lima Barreto: obra reunida, volume 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
“Diário íntimo”. In. Lima Barreto: obra reunida, volume 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
“Maio”. In. RESENDE, Beatriz (Org.) Lima Barreto, cronista do Rio. Belo Horizonte: Autêntica editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2020.
“Meditem a respeito”. Revista suburbana, Rio de Janeiro, 1922.
“O Futurismo”. In. Lima Barreto: obra reunida, volume 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
“O nosso esporte”. In. RESENDE, Beatriz (Org.) Lima Barreto, cronista do Rio. Belo Horizonte: Autêntica editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2020.
“Os enterros de Inhaúma”. In. RESENDE, Beatriz (Org.) Lima Barreto, cronista do Rio. Belo Horizonte: Autêntica editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2020.
“São Paulo e os Estrangeiros”. In. Lima Barreto: obra reunida, volume 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
“Uma surpresa de exposição”. In. RESENDE, Beatriz (Org.) Lima Barreto, cronista do Rio. Belo Horizonte: Autêntica editora; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2020.
Clara dos anjos. São Paulo: Pinguin-Companhia das letras, 2012.
Triste Fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Pinguin-Companhia das letras, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyrights of originals and translations published are automatically assigned to Revista Maracanan. The information contained in this papers are the sole responsibility of the authors.
The Copyright of the published articles belong to Revista Maracanan, with works simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, which allows the sharing of work with mandatory recognition of authorship and initial publication in this journal, under the same license and for non-commercial purposes.
The Revista Maracanan is licensed with a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License.