Cinema e história: olhares sobre a imigração no Brasil - desconstruindo estereótipos.
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20875Abstract
DOI: 10.12957/revmar.2016.20875
Entre as décadas de 1970 e 2000, um conjunto de filmes brasileiros se voltou para a representação da figura do imigrante contrapondo-se às visões estereotipadas acerca da presença estrangeira no Brasil, extensamente difundidas nos produtos culturais de consumo popular, como foi o caso do cinema entre as décadas de 1940 e 1950, quando as telas atuaram como repetidoras dos discursos hegemônicos, por via de regra, pautados no pressuposto da integração, adaptação e convivência harmoniosa entre estrangeiros e sociedade local. Essa visão “cordial” começa a ser problematizada a partir da afirmação de um novo cinema no Brasil; um cinema político, engajado, interessado em desconstruir mitos envolvendo processos históricos plurais como, por exemplo, a imigração, tema dos filmes analisados no presente texto.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The copyrights of originals and translations published are automatically assigned to Revista Maracanan. The information contained in this papers are the sole responsibility of the authors.
The Copyright of the published articles belong to Revista Maracanan, with works simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, which allows the sharing of work with mandatory recognition of authorship and initial publication in this journal, under the same license and for non-commercial purposes.
The Revista Maracanan is licensed with a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License.