Joaquim José Rodrigues Torres e a criação da escola normal fluminense (1834-1840)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2012.12775Abstract
Neste artigo refletiremos sobre os diálogos estabelecidos por Joaquim José Rodrigues Torres enquanto presidente da província do Rio de Janeiro com outras províncias do Império na construção de seus projetos políticos de ação para a instrução pública primária provincial. Discutiremos o fato de que essasprovíncias enviavam seus professores primários para serem “suficientemente instruídos” para o exercício do magistério na escola normal da província fluminense; e que estas ações viabilizaram a difusão do projeto regressista em constituição nesse “laboratório saquarema” pelas demais províncias imperiais. Debateremos também a hipótese de que esta perspectiva dialógica pode ser estendida para o além-mar, ao defendermos que diálogos apropriativos possivelmente foram construídos pelo personagem em questão com as reformas para a instrução pública primária promovidas por François Guizot, ministro da Instrução Pública francesa no período.
Downloads
Published
2012-12-31
How to Cite
da Conceição, L. B. (2012). Joaquim José Rodrigues Torres e a criação da escola normal fluminense (1834-1840). Revista Maracanan, 8(8), 83–112. https://doi.org/10.12957/revmar.2012.12775
Issue
Section
Dossier
License
The copyrights of originals and translations published are automatically assigned to Revista Maracanan. The information contained in this papers are the sole responsibility of the authors.
The Copyright of the published articles belong to Revista Maracanan, with works simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, which allows the sharing of work with mandatory recognition of authorship and initial publication in this journal, under the same license and for non-commercial purposes.
The Revista Maracanan is licensed with a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License.