Para Além do Moinho de Gastar Gentes

Autores

  • José Ronaldo Alves da Cunha Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR)
  • Antonio Máximo

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2022.72518

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro. Homenagem. Educação. Seção Especial. Ilustração.

Resumo

Em homenagem aos 100 de nascimento de Darcy Ribeiro, José Ronaldo Alves da Cunha,  presidente da Fundação Darcy Ribeiro celebra a memória de um intelectual, educador e ativista incansável na missão de “colocar as ideias no chão do mundo”, em um pequeno relato memorialístico, em tom pessoal e gentil como convém a um velho amigo. A este se acresce a sempre instigante ilustração do artista/cartunista Antônio Máximo. Para além do fato de que Darcy muito contribuiu para a melhoria das condições de educação e trabalho na UERJ, uma homenagem à sua figura questionadora parece o ponto de partida apropriado, em uma Edição dedicada às inquietações e problematizações que o gesto de celebrar e relembrar desperta.

Biografia do Autor

José Ronaldo Alves da Cunha, Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR)

Arquiteto e Presidente da Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR).

Antonio Máximo

Desenhista, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Proprietário do blog Pra que mais blog? (https://paraquemaisblog.blogspot.com).

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Alves da Cunha, J. R., & Máximo, A. (2022). Para Além do Moinho de Gastar Gentes. Revista Maracanan, (31), 13–15. https://doi.org/10.12957/revmar.2022.72518