As redes “transimperiais” de um “homem de negócios”:
as estratégias de Felisberto Caldeira Brant para alcançar o centro político imperial brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2024.82701Palavras-chave:
Felisberto Caldeira Brant, Homem de Negócios, Bahia, Marquês de Barbacena, Redes transimperiaisResumo
Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira e Horta, futuro marquês de Barbacena no Império do Brasil, é normalmente recordado na historiografia brasileira como figura de realce na política nacional brasileira no Primeiro Reinado. Felisberto, inclusive, é um dos personagens relevantes na trama política que culminou na abdicação de D. Pedro I em 7 de abril 1831. Todavia, uma outra faceta desse personagem é amplamente desconhecida pelo público leitor: sua atuação como “homem de negócios” na Bahia na primeira metade do século XIX. O presente artigo visa esmiuçar esse papel, destacando como as redes de negócios desenvolvidas por Felisberto foram primordiais para que ele pudesse se aproximar do centro político imperial, primeiramente da Corte joanina e, posteriormente, já no Brasil independente, o levasse a se tornar um dos homens de confiança do primeiro imperador brasileiro.
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