Capitalistas e filantropos:
homens de negócios portugueses na cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2024.82548Palavras-chave:
Imigração, Relações luso-brasileiras, Rio de JaneiroResumo
O artigo analisa a presença e atuação dos imigrantes portugueses estabelecidos na cidade do Rio de Janeiro no século XIX, período de transição da escravidão para o trabalho livre, do desenvolvimento incipiente da indústria e do mercado financeiro. Uma fração dos imigrados acumulou fortuna em atividades beneficiadas pela acelerada expansão da economia urbana (comércio, finança, indústria, mercado imobiliário), participou de forma significativa do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e constituiu uma elite no interior da colônia. A ascensão econômica dos imigrantes de “grossa fortuna” foi acompanhada pela busca do prestígio social e de símbolos de distinção social (comendas e títulos de nobreza) por meio de doações e o patrocínio de instituições culturais e filantrópicas que constituem, até hoje, a base da presença portuguesa na cidade. Essas questões foram problematizadas pela elaboração de microbiografias de três gerações de empresários da elite da colônia portuguesa.
Referências
AGUIAR, Armando de. Portugueses do Brasil. Lisboa: Tipografia da Emprêsa Nacional de Publicidade, 1944.
ALVES, Jorge Luís dos Santos. Carlos Malheiro Dias e os círculos intelectuais brasileiros. In: GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; SARMENTO, Cristina Montalvão (Orgs.). Culturas cruzadas em Português. Redes de Poder e Relações Culturais (Portugal e Brasil, séc. XIX-XX). Coimbra: Almedina, 2010.
BATISTA, Henrique Sérgio de Araújo. De imigrante a visconde: a trajetória de Joaquim Antônio Ferreira. Anais do [...]. Encontro Regional de História, XII. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ, 2006, p. 1-7. Disponível em https://snh2013.anpuh.org/resources/rj/Anais/2006/conferencias/Henrique%20Sergio%20de%20Araujo%20Batista.pdf. Acesso em: 3 mar. 2024.
BOURDIEU, Pierre. A Ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV Ed., 1996.
BRAGA, António José da Costa. Apontamentos para a História da Colônia Portuguesa no Rio de Janeiro e da Benemérita e Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, Gabinete Português de Leitura e Caixa de Socorros Dom Pedro V. Rio de Janeiro: [s. n.],1900.
CABRAL, Manuel Villaverde. Portugal na alvorada do século XX. Lisboa: Presença, 1988.
CHAGAS, João De bond. Alguns aspectos da civilização brasileira. Lisboa: Moderna, 1897.
COSTA, Sérgio Corrêa da. A Diplomacia do Marechal. A intervenção estrangeira na revolta da Armada. Rio de Janeiro: Ed. UnB; Tempo Brasileiro, 1979.
DIAS, Carlos. Discurso pronunciado por Carlos Malheiro Dias. Na sessão solene em homenagem à memória venerada do Excelentíssimo Snr. Visconde de Moraes promovida pela Federação das Associações Portuguesas do Brasil e realizada no Gabinete Português de Literatura do Rio de Janeiro, em 28 de setembro de 1931. Rio de Janeiro: [s. n.], 1931.
DIEGUES JÚNIOR, Manoel. Imigração, Urbanização e Industrialização. Rio de Janeiro: Inep; MEC, 1964.
EDMUNDO, Luiz. De um livro de memórias. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1958. 5 vols.
FERREIRA DE CASTRO, José Maria. Emigrantes. Lisboa: Guimarães & Cia,1983.
FRANCO, Gustavo H. B.; LAGO, Luiz Aranha Corrêa do. O Processo econômico. A economia da Primeira República. In: SCHWARCZ, Lilian Moritz (Org.). História do Brasil Nação. Vol. 3: A Abertura para o mundo. 1889-1930. Madrid; São Paulo: Fundación Mapfre; Objetiva, 2012.
GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; SARMENTO, Cristina Montalvão (Orgs.). Culturas cruzadas em Português. Redes de Poder e Relações Culturais (Portugal e Brasil, séc. XIX-XX). Coimbra: Almedina, 2010.
KEYLOR, R. The Twentieth Century World. An International History. New York; Oxford: Oxford University Press, 1992.
LABOREIRO, Simão de. Um século de benemerência. Publicação comemorativa do 1º centenário da instituição. Rio de Janeiro: [s. n.], 1940.
LESSA, Carlos. O Rio de todos os Brasis. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.
LEVY, Maria Bárbara. A Indústria do Rio de Janeiro através de suas sociedades anônimas. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ; SMC, 1994.
LOBO, Eulalia Lahmeyer. Imigração Portuguesa no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2021.
LOBO, Eulalia Lahmeyer. Portugueses en Brasil em el siglo XX. Madrid: Fundación Mapfre, 1994.
MENEZES, Lená Medeiros de. Os Indesejáveis: desclassificados da modernidade. Protesto, crime e expulsão na capital federal (1890-1930). Rio de Janeiro: EdUerj, 1996.
MURALHA, Pedro. Portugal no Brasil. Rio de Janeiro: Tipografia Luso-Grafica, 1927.
NABUCO, Joaquim. Camões: discurso pronunciado a 10 de Junho de 1880 por parte do Gabinete Português de Leitura. Fac-símile da edição de 1880 impressa no Rio de Janeiro por G. Leuzinger & Filhos. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1980.
NUGENT, Walter. Crossings: the great transatlantic migrations, 1870-1914. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1995.
OLIVEIRA MARTINS. O Brazil e as colônias portuguesas. Lisboa: Presença, 1881.
PESCATELLO, Ann Marie. Boths ends o the Journey: An historical Study of Migration and Change in Brazil and Portugal. Los Angeles: University of California, 1970.
PIZARRO LOUREIRO, Adalberto. História da Beneficência Portuguesa (1840-1955). Rio de Janeiro: [s, n.], 1960.
REGO, António da Silva. Relações luso-brasileiras (1822-1953). Lisboa: Panorama, 1966.
RIOS, José Artur. O Papel social do comendador português no Rio de Janeiro. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, t. 165, n. 424, p. 309-321, jul.-set. 2004.
SENNA, Ernesto. O Velho Commercio do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Livraria Garnier Irmãos, [s. d.].
SERRÃO, Joel. Emigração. (Verbete). In: SERRÃO, Joel (Org.). Dicionário de História de Portugal e do Brasil (até a Independência). Vol. III. Lisboa: Iniciativas, 1971.
SERRÃO, Joel. Testemunhos sobre a Emigração Portuguesa. Lisboa: Horizonte, 1976.
SERRÃO, Joel. A emigração portuguesa. Lisboa: Horizonte, 1982.
SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Documentos para História da Imigração Portuguesa no Brasil, 1850-1938. Rio de Janeiro: Federação das Associações Luso-brasileiras; Nórdica, 1992.
SILVA, Pedro Ferreira da. Fundamentos e actualidade do Real Gabinete Português de Leitura. Rio de Janeiro: RGPL, 1977.
SIMÕES, Nuno. Actualidade e permanência do luso-brasilismo. Conferências e Discursos. 1945-1955. Lisboa: [s. n.], 1960.
TABORDA, Humberto. História do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. Primeiro Centenário. Rio de Janeiro: [s. n.], 1937.
Traços biográficos do Conde de São Salvador de Matosinhos. João José dos Reis e escriptos referentes à sua morte. Rio de Janeiro: Typographia Moreira Maximino & Cia, 1891.
WATSON, Adam. A evolução da sociedade internacional. Uma análise histórica comparativa. Brasília: Ed. UnB, 2004.
WEID, Elisabeth von der. Estratégias empresariais e progresso da industrialização. A Companhia América Fabril, 1878-1930. H-industri@. Revista de Historia de la indústria argentina e latino-americana, año 3, n. 5, 2º sem., p. 1-33, 2009.
ZUQUETE, Afonso Eduardo. Nobreza de Portugal e do Brasil. Lisboa: Enciclopédia, 1960-1961. 3 vols.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Luís dos Santos Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.