A horta pedagógica que nutre diversas dimensões do cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.78534Palavras-chave:
Ecopedagogia, Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa, Sequência didáticaResumo
O presente artigo parte da premissa de que as pessoas se nutrem não apenas de alimentos físicos, mas também de outras experiências, tanto materiais quanto imateriais, que contribuem para o crescimento fisiológico e intelectual, bem como para o bem-estar individual e coletivo. O texto foi elaborado a partir de um recorte do estudo de caso realizado na Escola Municipal Pedro Ernesto, situada no Rio de Janeiro, entre maio de 2021 e agosto de 2023. A investigação objetiva a análise crítica e reflexiva do desempenho da vivência pedagógica na horta como instrumento para a sensibilização de estudantes sobre alimentação saudável e preservação da Natureza. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação, complementado por rodas de conversa e os diários da horta. Contou com a participação direta de 153 estudantes pertencentes às turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, 5 docentes regentes, 2 professoras de inglês, 3 diretoras, 1 coordenadora pedagógica, 2 agentes de apoio à educação especial, 1 agente de apoio à alfabetização, 1 merendeira e 1 pesquisadora. Para a coleta de resultados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, o registro de áudios gerando um caderno de campo, e a aplicação de testes de análise sensorial de avaliação hedônica facial mista. Ao longo dos 27 meses de práticas ecopedagógicas na unidade escolar, a Natureza nos proporcionou a oportunidade de entender sobre seus ciclos de vida. Foram abordados de maneira interdisciplinar e transversal, diversos componentes e habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Carioca da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Observou-se que a horta pedagógica dinamizou metodologias de ensino ativas e investigativas que incentivaram o protagonismo das/os estudantes, permitindo que a diversidade cultural da alimentação, a importância da agricultura familiar e a educação alimentar e nutricional fossem abordadas no cotidiano escolar.
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