Estado, mercado editorial e o Anuário Brasileiro de Literatura (RJ, 1937-1944): notas iniciais de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2023.77200

Palavras-chave:

Anuário Brasileiro de Literatura, Mercado editorial, Política cultural, Estado Novo

Resumo

O objetivo do artigo é compreender as razões que motivaram o lançamento do Anuário Brasileiro de Literatura (RJ, 1937-1944), sob a responsabilidade da Editora Irmãos Pongetti. Para tanto, além de delinear as características gerais da publicação, é fundamental considerar, por um lado, a postura do regime Vargas em relação à produção cultural e, por outro, o vigor do mercado editorial, então em plena expansão e que teve que conviver com a crescente intervenção do poder público. Dados provenientes do Anuário subsidiaram importantes pesquisas no campo historiográfico, contudo, ainda não se conta com estudos que tomem a coleção como objeto, desafio que começa a ser enfrentado nessas primeiras notas de pesquisa.

Biografia do Autor

Tania Regina de Luca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Livre Docente em História do Brasil Republicano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo; graduada em História pela Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

de Luca, T. R. (2023). Estado, mercado editorial e o Anuário Brasileiro de Literatura (RJ, 1937-1944): notas iniciais de pesquisa. Revista Maracanan, (34), 242–260. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.77200