Em busca das identidades e sentidos de pertencimento na sociedade da comunicação e do consumo

Autores

  • Marcia Perencin Tondato PPGCOM - ESPM

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.19569

Palavras-chave:

consumo, cidadania, identidade

Resumo

Por meio dos discursos dos sujeitos-indivíduos urbanos analiso a intersecção consumo-cidadania. O princípio é que, nas sociedades democráticas capitalistas, a cultura do consumo acontece em um contexto de “cidadania”, sendo necessário compreendê-la como um “processo” determinado e limitado às práticas de pertencimento e identidade. A análise dos resultados da aplicação de questionários e entrevistas em profundidade teve como base o Discurso do Sujeito Coletivo e a Análise de Discurso de linha francesa. As conclusões apontam para a explicitação do consumo como constituinte das identidades, que proporciona o pertencimento na medida em que significa participação do indivíduo comum nos destinos da sociedade, ciente e agente de seu direito ao consumo simbólico e cultural, definido também pelo consumo material.

Biografia do Autor

Marcia Perencin Tondato, PPGCOM - ESPM

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Mestre em comunicação pela UMESP (1998). Líder do GP: COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS. Vice-coordenadora do Grupo Obitel-ESPM. Membro da Rede CRiCC - South African Critical Research in Consumer Culture Network. Pós-doc – UnB (2015). Publicação recente: Publicações: A telenovela nas relações de Comunicação e Consumo - diálogos Brasil e Portugal (org.), Paco Editorial.

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

Tondato, M. P. (2018). Em busca das identidades e sentidos de pertencimento na sociedade da comunicação e do consumo. Logos, 24(3). https://doi.org/10.12957/logos.2017.19569