Abordagens Teóricas para Estudos Sobre Cultura Pop

Autores

  • Thiago Soares

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2014.14155

Palavras-chave:

Cultura Pop, Entretenimento, Mídia

Resumo

O artigo apresenta balizas teóricas para o estudo de produtos midiáticos da cultura pop. Envolve

definições acerca do pop, das lógicas de produção e consumo e reivindica um olhar para além das premissas

apocalípticas dos autores da Escola de Frankfurt em torno de estéticas ancoradas em sistemas industriais do

capitalismo tardio. A premissa é reconhecer o estudo da cultura pop como ancorado na interface com a Teoria

Crítica, os Estudos Culturais e a Economia Política da Comunicação. Dessa forma, postula-se que as linguagens

dos produtos da cultura pop encenam formas particulares de fruição e engajamento, legando aos sujeitos uma

vivência estética fortemente pautada pela noção de performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOARES, Thiago. Abordagens Teóricas para Estudos Sobre Cultura Pop. Logos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, 2014. DOI: 10.12957/logos.2014.14155. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14155. Acesso em: 12 maio. 2025.