Performance e capital especulativo na música pop

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2022.70919

Palavras-chave:

música pop, capital especulativo, performance, consumo.

Resumo

O artigo debate a intensificação de uma cultura de especulação sobre artistas musicais nas redes sociais digitais como traço fundamental do consumo da música pop. Aponta para a noção de capital especulativo como um ativo sobre o qual artistas musicais se movem no mercado musical e do entretenimento a partir do agenciamento de um regime performático autorreferente e codificado nas práticas de fãs. Evidencia que videoclipes seriam territorialidades dramáticas em que performances audiovisuais em rede conectam estratégias mercadológicas e de consumo cultural, apontando para rasuras ficcionais que colocam em cena dramas sociais na cultura pop. Postula-se que as metodologias de Estudos de Performance são fundamentais para enquadramentos analíticos e clivagens conceituais.

Biografia do Autor

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); coordenador do grupo de pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop), bolsista Produtividade em Pesquisa PQ-2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Soares, T. (2023). Performance e capital especulativo na música pop. Logos, 29(1). https://doi.org/10.12957/logos.2022.70919

Edição

Seção

Fluxo Continuo