A mídia e a construção das celebridades: uma abordagem praxiológica

Auteurs-es

  • Paula Guimarães Simões

DOI :

https://doi.org/10.12957/logos.2009.339

Mots-clés :

pragmatismo, mídia, celebridades

Résumé

O objetivo deste artigo é refletir sobre a potencialidade do modelo praxiológico da comunicação para analisar a constituição das celebridades na cena midiática contemporânea. Para tanto, o trabalho discute a base pragmatista que caracteriza esse paradigma, retomando contribuições de Dewey e Mead. A partir desse referencial, procura-se enfatizar a constituição simbólica e interativa das celebridades pela mídia.

Biographie de l'auteur-e

Paula Guimarães Simões

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade - GRIS - e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Téléchargements

Publié-e

2010-03-09

Comment citer

Simões, P. G. (2010). A mídia e a construção das celebridades: uma abordagem praxiológica. Logos, 16(2), 67–79. https://doi.org/10.12957/logos.2009.339