A mídia e a construção das celebridades: uma abordagem praxiológica

Autores

  • Paula Guimarães Simões

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.339

Palavras-chave:

pragmatismo, mídia, celebridades

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a potencialidade do modelo praxiológico da comunicação para analisar a constituição das celebridades na cena midiática contemporânea. Para tanto, o trabalho discute a base pragmatista que caracteriza esse paradigma, retomando contribuições de Dewey e Mead. A partir desse referencial, procura-se enfatizar a constituição simbólica e interativa das celebridades pela mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Guimarães Simões

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade - GRIS - e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Downloads

Publicado

2010-03-09

Como Citar

SIMÕES, Paula Guimarães. A mídia e a construção das celebridades: uma abordagem praxiológica. Logos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 67–79, 2010. DOI: 10.12957/logos.2009.339. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/339. Acesso em: 30 maio. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Continuo