Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais
DOI :
https://doi.org/10.12957/logos.2017.22991Mots-clés :
Comunicação, Consumo, Mercados de QualidadeRésumé
Fruto de um estudo comparativo entre Brasil e França, este artigo analisa as mudanças em curso no mercado de vinhos finos, resultantes do processo de globalização e ajustes às novas realidades sociais e contextos diferenciados nos quais o produto se insere. A comunicação sobre o vinho, atualmente ampliada e diversificada pelas tecnologias digitais, multiplica consumidores e contribui para a formação de uma opinião especializada de contornos particulares. Aspectos como o perfil singular do mercado, a sensualidade e notoriedade associadas ao consumo do vinho, a perspectiva personalista das interações pelas redes sociais, além da demanda por renovação constante das mensagens veiculadas caracterizam e influenciam o teor dessa comunicação, crescentemente utilizada como ferramenta promocional da indústria vitivinícola.
Palavras-chave: comunicação, consumo, mercados de qualidade.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.