O adeus dos fãs: John Updike e o imaginário esportivo do beisebol
DOI :
https://doi.org/10.12957/logos.2017.21738Mots-clés :
Beisebol, Novo Jornalismo, Ficção, RealidadeRésumé
O beisebol, em pouco tempo, se tornou o esporte mais popular dos Estados Unidos. Tornou-se, também, uma inspiração para o jornalismo norte-americano que se utilizava de elementos literários para narrar as jogadas e os mitos dos jogadores, elevando-os a condição de heróis. Nos anos 1960, o novo jornalismo, mesmo despretensioso, esse estilo permitiu ao jornalista utilizar-se de sua subjetividade para contar os fatos. John Updike, representante do novo jornalismo e autor da crônica trabalhada nesta pesquisa, encontraram no beisebol uma de suas inspirações. Para análise, foi utilizado o conceito de Narratologia e o modelo atuacional de Algirdas J. Greimas e a concepção de ficção e realidade da Rosana Soares, Marcelo Bulhões e Jean-Paul Sartre, buscando a constatação do engendramento entre ficção e realidade nas crônicas de beisebol no novo jornalismo.Téléchargements
Publié-e
2018-05-01
Comment citer
Prado, G. F. do, & Venancio, R. D. O. (2018). O adeus dos fãs: John Updike e o imaginário esportivo do beisebol. Logos, 24(3). https://doi.org/10.12957/logos.2017.21738
Numéro
Rubrique
Dossiê
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