Eleições de 2006: pluralismo e representação social na mídia brasileira

Auteurs-es

  • Luiz Gonzaga Motta Universidade de Brasília (UnB)
  • Railssa Peluti Alencar Universidade de São Paulo (USP)

Mots-clés :

pluralismo, representação, cobertura política, fontes do noticiário

Résumé

O artigo relata resultados de uma pesquisa sobre três questões relativas à cobertura jornalística da mídia brasileira durante o ano eleitoral de 2006: evolução da cobertura, as fontes ouvidas e a representação de atores sociais. A análise de conteúdo abordou as notícias sobre crianças e adolescentes divulgadas por quatro telejornais e 54 jornais. Os resultados indicam que a cobertura da mídia sobre essa questão social cresceu significativamente em comparação com a cobertura do ano eleitoral anterior. Indicam, entretanto, que a cobertura privilegiou demasiado os candidatos como fonte, em detrimento de outras fontes alternativas acessíveis. E que os atores predominantes nas notícias foram também os candidatos, enquanto outros atores sociais importantes estiveram ausentes.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Gonzaga Motta, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor pela Universidade de Wisconsin, professor da Faculdade de Comunicação e coordenador do Nú-cleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília (UnB).

Railssa Peluti Alencar, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Núcleo de Monitoramento de Mídia e Estatísticas da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI).

Téléchargements

Comment citer

Gonzaga Motta, L., & Peluti Alencar, R. (2014). Eleições de 2006: pluralismo e representação social na mídia brasileira. Logos, 14(2), 108–126. Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12472