Eleições de 2006: pluralismo e representação social na mídia brasileira
Mots-clés :
pluralismo, representação, cobertura política, fontes do noticiárioRésumé
O artigo relata resultados de uma pesquisa sobre três questões relativas à cobertura jornalística da mídia brasileira durante o ano eleitoral de 2006: evolução da cobertura, as fontes ouvidas e a representação de atores sociais. A análise de conteúdo abordou as notícias sobre crianças e adolescentes divulgadas por quatro telejornais e 54 jornais. Os resultados indicam que a cobertura da mídia sobre essa questão social cresceu significativamente em comparação com a cobertura do ano eleitoral anterior. Indicam, entretanto, que a cobertura privilegiou demasiado os candidatos como fonte, em detrimento de outras fontes alternativas acessíveis. E que os atores predominantes nas notícias foram também os candidatos, enquanto outros atores sociais importantes estiveram ausentes.Téléchargements
Comment citer
Gonzaga Motta, L., & Peluti Alencar, R. (2014). Eleições de 2006: pluralismo e representação social na mídia brasileira. Logos, 14(2), 108–126. Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12472
Numéro
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Dossiê
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