Eleições de 2006: pluralismo e representação social na mídia brasileira
Palavras-chave:
pluralismo, representação, cobertura política, fontes do noticiárioResumo
O artigo relata resultados de uma pesquisa sobre três questões relativas à cobertura jornalística da mídia brasileira durante o ano eleitoral de 2006: evolução da cobertura, as fontes ouvidas e a representação de atores sociais. A análise de conteúdo abordou as notícias sobre crianças e adolescentes divulgadas por quatro telejornais e 54 jornais. Os resultados indicam que a cobertura da mídia sobre essa questão social cresceu significativamente em comparação com a cobertura do ano eleitoral anterior. Indicam, entretanto, que a cobertura privilegiou demasiado os candidatos como fonte, em detrimento de outras fontes alternativas acessíveis. E que os atores predominantes nas notícias foram também os candidatos, enquanto outros atores sociais importantes estiveram ausentes.Downloads
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Como Citar
GONZAGA MOTTA, Luiz; PELUTI ALENCAR, Railssa. Eleições de 2006: pluralismo e representação social na mídia brasileira. Logos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 108–126, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12472. Acesso em: 19 jun. 2025.
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Dossiê
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