Futebol folhetinizado. A imprensa esportiva e os recursos narrativos usados na construção da notícia

Autores/as

  • Leda Maria da Costa

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.857

Palabras clave:

Copa do Mundo, Discurso da imprensa, melodrama, folhetim

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar o uso de estratégias discursivas relacionadas ao melodrama e folhetim  pela imprensa esportiva no Brasil, especialmente a do eixo Rio-São Paulo. Para ilustrar esse aspecto será realizada uma breve análise da recepção das derrotas da seleção brasileira em Copas do Mundo por parte da imprensa esportiva nacional.

Biografía del autor/a

Leda Maria da Costa

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora vinculada ao NEPESS (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Esporte e Sociedade - UFF) e editora da Revista Esporte e Sociedade (www.esportesociedade.com). É integrante do grupo de pesquisas Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer – PPGHC - UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre a relação entre meios de comunicação e futebol com atenção especial ao papel desempenhado pelo jornalista Mário Filho na história da imprensa esportiva nacional.

Publicado

2010-09-22

Cómo citar

da Costa, L. M. (2010). Futebol folhetinizado. A imprensa esportiva e os recursos narrativos usados na construção da notícia. Logos, 17(2), 65–77. https://doi.org/10.12957/logos.2010.857

Número

Sección

Comunicação e Esporte